Sunday, April 26, 2009

Certificar o quê?


Recentemente a Associação de Desenvolvimento Local ADERE Minho, concretizou mais uma iniciativa de certificação de produtos artesanais. Desta vez, o figurado de Barcelos. A partir de agora os artesãos que se inscrevem e que pagam a entrada neste "clube" passam a ter um selo que certifica as suas peças.
Em Barcelos são conhecidos os artistas do barro. Não são muitos ... Julia Ramalho, Julia Couta, Irmãos Baraça, Mistério, Conceição Sapateiro... Todos eles assinam as suas peças que têm características únicas e bem distintivas. Ora então para que serve este selo?
No primeiro ano o selo é oferecido aos artesãos, que passam a ter de os comprar no ano seguinte.
Será este negócio bom para estes artistas? Será disto que eles precisam?
A oficina dos Mistério, para quem estas iniciativas não têm mistérios... não aceitou entrar no "clube".
Os irmãos Baraça, embaraçados... questionam a continuação no "clube" no próximo ano e Julia Couta, sem papas na língua... promete vingança...
A quem servem então estas iniciativas "singelas mas de significado profundo", nas palavras de Fernando Reis presidente da Câmara de Barcelos? Segundo Abílio Vilaça, dirigente da ADERE minho, a certificação dos produtos dá “respeitabilidade e mais dignidade” ao trabalho dos artesãos. Trará também, por arrasto, mais capacidade de distinção e valorizando, potenciando a comercialização dos produtos"
Vamos Ver...