Wednesday, October 24, 2007

Saúde!


Desde a idade média que na Quinta da Comenda se cultiva a vinha, que devido ao seu solo granítico-xistoso, ao seu micro-clima, à sua altitude, etc, sempre produziu um vinho sui-generis: o Vinho de Lafões, tão apreciado pelos cavaleiros da Ordem de São João de Jerusalém aí instalada.

Hoje, é através da prática da moderna Agricultura Biológica (sem poluição do ambiente, sem alterar a constituição natural da terra, sem prejudicar a saúde) que se produz um vinho puro, o conceituado Vinho da Quinta da Comenda V.Q.P.R.D. (Brancoe Tinto), os Regional Beiras Branco, Rosée dois monovarietais ( Dona Brancae Bical).

As uvas provenientes dos terrenos da Quinta da Comenda são certificadas e têm controle pela Sativa - CE-PT/AB03A FEITORIA tem o prazer de se associar à Quinta da Comenda e apresentar uma selecção dos seus vinhos. Visite a nova Campanha de Vinhos da FEITORIA em www.feitoria.com.pt!
Saúde!

Tuesday, October 23, 2007

Nossa Senhora do Minho




"Abaixa-te, Oh! Serra d’Arga / Q’eu quero ver S. Lourenço / Quero ver o meu amor / Acenar-me com o lenço..."

Poder-se-à associar, etimologicamente a palavra "Arga" a "Agra" que significa rude, áspera, selvagem ... O que é verdade é que nunca se conseguiu definir, concerteza, o seu significado! Os romanos chamavam-lhe Monte Medúlio, onde, diz a lenda "Eulália foge com Egica para longe do seu pai, Ervigio, Rei Visigodo em Espanha e de Remismundo, guerreiro temido, com o qual, por vontade paterna, deveria casar".

Também, conhecida por montanha santa ou montanha mágica, devido às numerosas casas de oração e eremitérios que lá existiram, como as Capelas de S. João e Santa Justa, às quais "os casados infecundos levavam frangos ou frangas brancas para conseguirem descendências", com a condição que tanto o galispo, como a franga não hão-de ter conhecido galadura.

E é aqui, nesta serra de lendas e de muitas histórias que está situado o santuário da Nossa Senhora do Minho. Um local onde todos os anos no dia 01 de Julho, se cumpre uma peregrinação. São muitos os peregrinos que neste dia, alguns de véspera, sobem a serra para ir ao santuário da Senhora. Peregrinação que é feita, a pé, pela serra, terminando no airoso santuário, no alto da montanha, a 700 metros acima do Atlântico e de onde se pode ver uma das mais esplendorosas paisagens de todo o Minho.

Reparem que a Nossa Senhora do Minho está vestida com o fato de lavradeira minhota!