Saturday, March 21, 2009

Compras Online são mais Ecológicas!

Quem faz as suas compras online reduz o seu impacto ambiental, conclui um estudo da Universidade de Carnegie Mellon. Comparando a energia consumida e as emissões de dióxido de carbono no comércio tradicional e entre os utilizadores do site buy.com, concluíram que há uma poupança até 35 por cento nos gastos energéticos.

Os investigadores do Instituto Green Design daquela universidade norte-americana avaliaram os consumos necessários ao trajecto de um artigo desde o fabricante até ao consumidor. O estudo conclui que 65 por cento do consumo de energia e das emissões de dióxido de carbono gerados no comércio “estão relacionadas com o percurso automóvel dos consumidores de casas para as lojas e no percurso de regresso”, referem, num comunicado.

Segundo adianta o estudo, no comércio a retalho, os artigos são enviados pelos distribuidores para armazéns e daí para as várias lojas. No comércio online, pelo menos o praticado pelo site buy.com, os produtos são enviados directamente da distribuição para os consumidores, evitando-se alguns passos na cadeia retalhista.

Os investigadores “concluíram que o modelo de distribuição do comércio convencional, associado a factores como o empacotamento de artigos, o percurso de automóvel feito pelos consumidores entre as suas casas e as lojas e vice-versa, resulta num maior consumo de energia e emissões de dióxido de carbono do que o modelo de compras online da buy.com.”

Friday, March 20, 2009

Do Algarve, com Amor...


O Sotavento algarvio foi o último destino escolhido pela Feitoria e foi de lá que trouxemos uma selecção de produtos que já podem ser conhecidos na secção "Campanhas", da loja on-line.

Esta é uma das regiões mais bonitas do Algarve, com um litoral de praias magníficas mas também com maravilhosas pequenas aldeias e vilas, espalhadas pela serra e pelo barrocal. Agradecemos o apoio da Companhia das Culturas que nos recebeu da melhor maneira. www.companhiadasculturas.com

Actualmente as especialidades gastronómicas são os produtos locais com maior destaque e ainda em desenvolvimento. Conservas, Sal, amêndoas, figos e doçaria regional são produtos a não perder nesta região. O trabalho com fibras vegetais, cestos e tapetes é uma das poucas artes tradicionais que ainda sobrevive.

Descubra na Feitoria a nossa selecção de produtos.