Tuesday, April 21, 2009

Para quem passar por Tavira....

O Serviço Educativo do Palácio da Galeria / Museu Municipal de Tavira agendou, até 04 de Dezembro, percursos guiados intitulados “Passeios Patrimónios da Terra”. Estes passeios consistem na interpretação dos espaços humanizados e das tecnologias tradicionais, a partir dos conhecimentos empíricos da utilização das matérias-primas e seus processos de transformação distribuídos de acordo com os ciclos agrícolas e as práticas de construção tradicional. Os passeios destinam-se ao público em geral e a grupos escolares.

Estão calendarizadas actividades como um percurso de descoberta dos processos de transformação do calcário em cal que permite descobrir os fornos de cal no barrocal algarvio, assim como partilhar os saberes de mestres caleiros, revelando as técnicas da caiação, da hidratação da cal viva e na execução das argamassas, usualmente, utilizadas nas alvenarias tradicionais de xisto e de taipa e nos trabalhos de revestimento com os trabalhos de massa das platibandas.

Um percurso de interpretação do território do barrocal algarvio que revela pequenas indústrias artesanais na exploração de barreiras para produção de produtos cerâmicos: os telheiros. Através deste passeio partilham-se os saberes do mestre-de-telheiro e dos trabalhadores da roda-de-fora, mostrando o processo de transformação do barro, de cozedura e manufactura associada à fabricação de peças essenciais nos sistemas construtivos da arquitectura vernácula: telhas de canudo, ladrilhos e o tijolo maciço.

Um outro trajecto possibilita a descoberta dos gestos e esforços quotidianos, a lavra, o semeio e as colheitas do trigo, centeio, cevada e aveia, resultando na produção do mais fundamental alimento cozinhado: o pão.

Os participantes irão partilhar o trabalho na eira, debulhando o cereal com o pisoteio dos muares e joeirado o grão que depois de ensacado segue para o Moinho Branco de Cachopo, onde com a orientação do moleiro será moído.

Aquece-se o forno e prepararam-se feixes de esteva, depois dispõe-se a massa benzida nas folhas de palma e com cânticos de trabalho, espera-se a cozedura.
Pode conhecer o programa todo aqui
Ou então pedir mais informações para os seguintes contactos:

E-mail: edu.museus@cm-tavira.pt
Telf.: + 351 281 320 500 (ext. 324)
Fax.: + 351 281 322 888